terça-feira, 10 de dezembro de 2013


Meus ultimos quasi-poèmas

Adeus herói da liberdade!


Madiba ficarás para sempre presente,
Madiba queria vencer a violência,
Consciente que o mal pode ser permanente,
Com perseverança ele cultivou a esperança.
Mandela lutou pela força das idéias,
Fez política com inteligência.
Madiba escutava o coração e a mente
Sabia que não existe tempestade sem vento.
Mandela era um forte resistente,
Na prisão, obrigado a quebrar pedras,
Ele dominou esta matéria bruta,
Mesmo as pedras ganham formas humanas,
Madiba domaria a besta humana,
Liberando-lhes da ideologia colonial
Quebrando as correstes da discriminação racial.
Mandela, Madiba herói da LIBERDADE
Madiba será sempre flama viva da fraternidade.

Marilza dezembro 2013-12-07


°°°

Vovó subversiva
     Para Gabriela



Não sei bordar, nem sei fazer tricô,

Sei dar denguinhos, sei dar cafunés,

Encher-te de cheirinhos com carinhos,

Posso cantar, posso dançar contigo,

Embalar-te nos meus braços,

Falar-te de mansinho...

Até chegar teu soninho...

Vou ser vovó inteirinha,

Vou te ensinar brincadeiras,

Vou te falar besteiras,

Vou te contar lendas da Amazônia,

Vamos viajar pelo mundo encantado,

Ser vovó não é velhice

Contigo vou-me rejuvenescer

Farei a subversão da disciplina,

Pra te explicar com candura

Com muita fraternura,

Minha sana cumplicidade,

Tu serás minha eterna felicidade

16 novembro 2013


°°° 
Méditation pour Gabriela

Tu es un arbre
Je suis ta racine

Tu es une fleur
Je suis ta graine

Tu es toute en moi
Mas vie
Mon espoir
°°°
Meditação para Gabriela
Tu es uma arvore
Eu sou tua raiz

Tu es uma flor
Eu sou tua semente

Tu es tudo de mim
Minha vida,
Minha esperança

Marilza de Melo escrita pra Maira, Julien e Gabriela minha neta
17 novembro 2013

°°°
Sou Eretz ?
In memoriam do professor amigo Samuel Benchimol


Eu sou arvore,
Eu sou fruta,
Eu sou raiz,
Eu sou vida.

Sou pioneiro,
Sou alimento,
Sou sacrifício,
Sou cordeiro,

Sou Carvalho
Sou Oliveira,
Sou Pereira,
Sou Limeira,

Sou Ávila,
Sou Alves,
Sou Mello,
Sou Pinto,

Sou andarilho,
Sou hospitaleiro,
Sou Eretz-caboclo,
Sou brasileiro.

Marilza – Viroflay maio 2013


°°°
Bebê sem medo

 Cançao de ninar escrita depois do anuncio de gravidez de Maira

Eu sou um bebê
Sem medo de careta
O boi não me assusta
Eu gosto de cara preta

Não jogo pau no gato
Nem corro do lobo mau
Au, au, au,
Miau,miau,miau

Piu, piu, piu,  
Co, co, ro, co, co,
O galo cantou
E nem me acordou

To sonhando com papito,
To sonhando com a mami,
To sonhando com mamãe
To sonhando com a vovo,

To sonhando com papi,
To sonhado com vovô,
Passarinho já cantou
E nem me acordou

Escrito na estrada para a montanha do Pirineos na Espanha



°°°
33 ans de vie
 Pour Julien meu genro

C’est l’âge du réalisme
Dirait certains…
Pour moi c’est la maturité,
Cela ne m’empêche pas de rêver
Ma route est presque tracée…
2013 c’est du bonheur dans le pré
J’ai 33 ans et 3 vies à partager
Oh! que la vie est belle à trois
Je me sens renaitre…  
Je peux continuer à composer,
A voir défilér les notes,
Et sentir les mots danser…
J’aime cette vie pleine de sonorité,
Même le silence me fait rêver…

Para meu filhinho-genro Julien que eu adoro da cabeça ao chão.
Feliz aniversario!







Nenhum comentário: